conecte-se conosco

Trânsito

Volta da rotina noturna eleva número de condutores sob efeito de álcool no AM

Publicado

em

Manaus – Só no primeiro trimestre de 2022, o Amazonas teve 12.571 condutores autuados durante operações “Lei Seca”, do Detran, sendo 566 destes flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, de acordo com dados do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito do órgão. Na comparação proporcional com o ano anterior, o número sugere elevação com base no retorno da rotina noturna.

Em um quarto do ano, as atuações corresponderam a quase um terço do ano passado (29%), sendo que os condutores pegos ou que recusaram o bafômetro no trimestre representaram 27% do total registrado em 2021. Para o coordenador de operações de trânsito do Detran-AM, Victor Mansur, o aumento nos números de alcoolemia de condutores pode ser explicado por dois motivos.

“No ano passado, durante o período da pandemia, muitas casas de shows, bares etc. estavam fechados. Com isso, menos pessoas bebendo e, posteriormente, dirigindo”, considerou. “O fluxo de condutores que vão para as festas aumentou. Com isso, o número de alcoolemias também aumentou”.

Para Victor, a intensificação das ações do Detran neste ano também tem colaborado para a elevação das autuações. “Intensificamos as operações de lei seca na capital e no estado do Amazonas, então tem esse aumento em comparação com o ano de 2021”, explicou.

LEI SECA


A Lei nº 13.546, aprovada em dezembro de 2017, alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelecendo maior rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência.

As disposições da norma entraram em vigor em abril de 2018. De acordo com o CTB, a penalidade para quem dirige alcoolizado é de R$ 2.934,70.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas